COCONLINE

VESTIBULANDO, VOCÊ SABE QUAL É O SEU PROPÓSITO?

07 de julho de 2023

Atualmente, a busca pelo propósito vem ganhando forças – ainda bem! Grande parte dos jovens, hoje, possui o desejo de se destacar profissionalmente fazendo algo que vá além do ganho material.
Segundo Mário Sérgio Cortella, grande filósofo, proposito é aquilo que nos impulsiona, é o que faz com o que eu não deixe de fazer o que é preciso.

“Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais deixo de fazer.”

Agora vamos puxar essa reflexão para a nossa realidade, que é o vestibular! Ter clareza sobre o propósito é extremamente importante para um vestibulando durante esse momento de escolhas, pois ajuda a direcionar os esforços e a tomar decisões alinhadas aos objetivos pessoais. Isso significa que entender o que realmente se deseja alcançar com a escolha de uma carreira é fundamental para evitar desperdício de tempo e de energia em trajetórias que podem não ser satisfatórias no futuro.

Ao entender o seu propósito, o vestibulando pode explorar áreas de interesse genuíno, buscar informações sobre os cursos e profissões que estão alinhadas aos seus valores, às suas habilidades e às suas paixões. Além disso, ter um objetivo bem definido ajuda a manter a motivação durante todo o processo, especialmente durante os desafios que podem surgir ao longo da jornada. Nem sempre será fácil e prazeroso! Em muitos momentos, o profissional desempenha funções que não lhe agradam completamente, é fundamental ter clareza sobre o propósito pessoal para que isso não o desanime e não o faça desistir de um sonho.

Com uma visão clara do que se busca e do que se espera alcançar, é possível realizar uma pesquisa mais focada e criteriosa durante o processo de escolha profissional, levando em consideração aspectos como a qualidade do ensino, a estrutura oferecida pela instituição, o mercado de trabalho na área escolhida, entre outros fatores relevantes.

Entender o próprio propósito pode ser um longo processo pessoal e introspectivo. Separamos, então, algumas reflexões e alguns questionamentos que podem ajudar os nossos leitores vestibulandos!

1. Autoconhecimento: o primeiro passo, com certeza, é conhecer-se, saber quais são as suas paixões, os seus interesses, os seus valores e as suas habilidades. Pergunte-se: o que realmente me motiva? O que eu gostaria de fazer todos os dias mesmo que não fosse remunerado por isso? Quais são as minhas habilidades naturais?

2. Experiências passadas: reflita sobre experiências anteriores que tenham sido significativas para você. Em quais momentos da sua vida você se sentiu plenamente realizado? Em quais situações você sentiu que estava cumprindo um propósito maior?

3. Valores pessoais: procure identificar os seus valores pessoais mais importantes. O que é realmente essencial para você na vida? O propósito pode estar alinhado à expressão desses valores.

4. Exploração: pesquise diferentes áreas, carreiras e cursos. Converse com profissionais que atuam em áreas do seu interesse para obter o entendimento prático.


É importante lembrar que entender o propósito não é um processo rápido e definitivo. Pode levar tempo e exige uma reflexão contínua para chegar a uma compreensão mais clara. Esteja preparado para ajustar e redefinir “a sua rota” à medida que amadurece e adquire novas experiências.

Em resumo, ter clareza sobre o propósito permite ao vestibulando tomar decisões mais alinhadas aos seus objetivos, aumentando as chances de satisfação pessoal e de sucesso profissional.


Caso este conteúdo tenha despertado algo a mais em você, entre em contato conosco e conheça os nossos diferenciais! A nossa equipe está preparada para ajudá-lo nessa caminhada de descobertas!

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!