COCONLINE

O ENEM ESTÁ CHEGANDO, VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

30 de junho de 2023

 O primeiro dia de prova do Enem será 5 de novembro de 2023, ou seja, estamos a, praticamente, 4 meses desse momento decisivo! A prova é muito abrangente e vai exigir de você conhecimento em várias áreas. Nós conversamos com o professor André Volpato, de Matemática, para saber o que ele, que está há tanto tempo nesse ramo educacional, julga essencial durante a preparação para o Enem e os vestibulares do Brasil afora. “Apesar de já estarmos na metade do ano, o aluno ainda pode traçar uma trajetória e obter um grande desempenho na prova. Para isso, a minha sugestão é que ele comece definindo as suas prioridades”, destacou André no início do nosso papo.

O primeiro passo, então, é o planejamento! Identifique as disciplinas em que você apresenta mais dificuldade e foque esses pontos fracos. Organize os seus estudos com antecedência, estabeleça metas – realistas – para cada disciplina e se esforce para alcançá-las! É fundamental estipular um tempo de estudo diário para evitar a dispersão.

Outro ponto importantíssimo durante a preparação é o treinamento. Resolva provas anteriores e busque os assuntos que mais apareceram nas últimas provas. Tenha em mente que o seu estudo precisa ter qualidade! Não adianta sentar e estudar inúmeras horas por dia sem traçar um plano, sem ter um objetivo. Empenhe-se, faça resumos, leia muito e busque materiais de qualidade para se preparar. Sobre isso, o professor Dé ressalta que esse treinamento de questões é indispensável na caminhada de estudos, pois, de acordo com ele, “[...] resolvendo exercícios, o estudante identifica as suas dificuldades, familiariza-se com o estilo da prova, desenvolve as suas habilidades, melhora a velocidade de resolução etc.”.

Quase no fim da lista que preparamos, mas não menos importante, está o gerenciamento de tempo! Aprenda a gerenciá-lo, pois, no dia da prova, você precisará dessa habilidade para conseguir resolver todas as questões dentro do tempo estipulado.

 

Lembre-se: a prova é trabalhosa!

 

Outra coisa que sempre falamos aqui no blog é a importância de cuidar da sua saúde emocional e física! Estar bem consigo mesmo é fundamental para conquistar um bom desempenho na prova. Mantenha uma rotina adequada de sono, alimente-se bem e reserve um tempo para praticar atividades que o deixem relaxado e feliz.

 

Espero que essas dicas o ajudem durante a sua preparação para o Enem!

Postado por: Paula Volpato

Compartilhe:

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!